Quais são os tipos de relógios?
- miluxo
- 12 de jul. de 2017
- 4 min de leitura

Os relógios de pulso possuem diversas classificações que muitas vezes nos deixam confusos. Eles podem ser desde os digitais, muito comuns hoje em dia e que utilizam meios eletrônicos para manter as horas, até aqueles relógios mecânicos automáticos e manuais que possuem complexos mecanismos e engrenagens.
Agora, vamos entender os quatro principais tipos de relógio e de maneira geral como se dá o seu funcionamento.
Relógios Digitais
Os relógios digitais funcionam com um mecanismo de quartzo, através de um cristal piezoeléctrico. Este cristal gera pulsos eléctricos com uma frequência constante, que é convertida em unidades de tempo, e adaptável não apenas a horas, minutos e segundos, mas também a dias, meses e anos. Em comparação com outros mecanismos de medição de tempo, o quartzo é muito mais preciso e fiável, motivo pelo qual é também mais seguro para medições de curtos espaços de tempo. Em comparação com o movimento mecânico, o quartzo é dez vezes mais preciso!
Este sistema data já de finais dos anos 60 e aos poucos esta nova gama de relógios foi se disseminando, aperfeiçoada com avanços tecnológicos como a aplicação do LCD. Muitos dos primeiros modelos que usavam LEDs não exibiam permanentemente o mostrador, devido ao enorme consumo de energia que este exigia. Como tal, era necessário pressionar um botão para ativar temporariamente o mostrador – à semelhança do que acontece hoje com a funcionalidade de iluminação presente em vários modelos.
Com o desenvolvimento da tecnologia do LED e do LCD, houve um natural barateamento dessas tecnologias e também a redução de seu consumo de energia. Aliado a isso, o aperfeiçoamento das baterias contribuiu para a inevitável popularização destes modelos que vemos nos dias hoje.
Enquanto aficionados por relógios e grandes fabricantes de relógios de luxo tem no relógio digital um item de menor valor pela simplicidade comparativa de um chip de computador, fato é que estes relógios tem um uso muito prático que não pode ser ignorado.
Há relógios digitais que são indispensáveis para atletas e esportistas pela já mencionada precisão e confiabilidade de sua marcação de tempo. Além disso, por um preço não muito alto, é possível ter diversas funções que são praticamente impossíveis em outros modelos como barômetro, termômetro, altímetro, contador de passos, GPS para cálculo de distância percorrida sem falar do praticamente onipresente cronômetro dos modelos digitais.
Relógio de Quartzo a bateria
Esses modelos são dos mais populares hoje em dia e mesmo grandes fabricantes renomadas adotam este tipo. Fabricantes como a INVICTA tem praticamente todos dos modelos desta categoria. Outras como TISSOT e SEIKO possuem modelos híbridos, com um pequeno relógio digital e os outros ponteiros analógicos.
O quartzo é um movimento de relógio no qual uma bateria fornece energia a um circuito integrado. Esse circuito provoca vibrações no cristal de quartzo que, por sua vez, move as engrenagens e os ponteiros. É um mecanismo de altíssima precisão, inventado pelos suíços e desenvolvido pelos japoneses, que se tornaram experts no assunto. Os primeiros relógios a quartzo foram lançados no mercado em 1972.
Normalmente uma bateria dura 2 anos. O consumo varia conforme o tipo de relógio e das funções que ele traz. Um cronógrafo, por exemplo, consome mais bateria do que um relógio que só indica as horas e os minutos.
Relógio Mecânicos manuais (a corda)
Os relógios mecânicos manuais são aqueles em que você precisa dar corda para girar suas engrenagens. O relógio mecânico, como o próprio nome sugere, é o relógio que funciona mecanicamente, tanto na geração da energia que o move como na maneira como essa energia é transportada e usada. Desse modo, basicamente, o relógio mecânico se caracteriza pelo uso de uma corda, que gera a energia motriz; uma série de engrenagens, que transportam essa energia; e um elemento que controla a passagem do tempo.
Todo relógio mecânico de pulso compartilha os mesmos elementos básicos. O primeiro deles é a corda. O segundo, o trem de engrenagens. No linguajar técnico, chamamos as engrenagens de rodas. O terceiro e último elemento básico é o escapamento, que é o órgão regulador, ou seja, aquele que efetivamente marca o tempo. O escapamento é a parte do relógio que envolve maior precisão, maior complexidade — e é também uma parte extremamente delicada.
Relógios Mecânicos Automáticos
Já o relógio automático é aquele cuja corda é dada automaticamente com o movimento do nosso pulso, por meio de um sistema que se utiliza de um peso que chamamos de massa oscilante ou rotor. Essa massa oscilante, pelo efeito da gravidade, tende a se manter parada, ou quase, enquanto o relógio se move com o nosso pulso. Esse movimento é transferido para a corda por meio de um grupo de engrenagens. Desse modo, a corda será constantemente carregada enquanto o relógio estiver em uso, não sendo necessário dar corda nele manualmente. Existe uma série de diferentes sistemas de carregamento automático que transfere esses movimentos do rotor para a corda, desde alguns bem simples até outros bastantes complexos.
Portanto, percebe-se que o relógio automático nada mais é que um relógio a corda comum, porém com um sistema que carrega sua corda por meio do movimento do nosso pulso. Apesar disso, a grande maioria dos relógios automáticos possui um sistema auxiliar de corda pela coroa. É importante lembrar que esse sistema é auxiliar, não tendo sido projetado para ser usado todos os dias, como num relógio a corda manual. Nos automáticos, esse sistema deve ser usado quando se pega o relógio completamente parado, aí sim, dá-se corda total pela coroa. Então, basta colocá-lo no pulso e usá-lo normalmente. O movimento do seu pulso se encarregará de carregá-lo constantemente.
Já os relógios com movimento mecânico automático precisam apenas do movimento natural do seu pulso para se manter atuando. Conforme você mexe o pulso, dentro da máquina do relógio movimenta-se um rotor, que por sua vez move as engrenagens do relógio, levando seus ponteiros a ajustar a marcação das horas.
Então, que achou desta prévia desse maravilhoso mundo dos relógios? Se gostou então não perca tempo por que aqui na Miluxo temos todos esses modelos esperando por você.
Comments