Cuidados com seu relógio
- miluxo
- 5 de jan. de 2017
- 4 min de leitura

Quando se trata de relógios uma coisa está clara, é preciso tomar certos cuidados para que possamos aumentar ao máximo a vida útil deste nosso companheiro inseparável. Aqui embaixo, seguem algumas dicas de como melhor preservar nosso relógio, afinal, um relógio bonito e reluzente é o que sempre queremos ter quando adquirimos aquele tão desejado modelo para nossa coleção.
Cuidado com pancadas
O relógio pode ser usado em várias atividades porém, evite golpes severos, como quedas ou batidas violentas. Evite usar o relógio na pratica de esportes de contato.
Cuidados com temperaturas elevadas
Evite temperaturas extremas. Expor seu relógio a altas temperaturas como o painel de um veículo ou uma caldeira com água quente pode causar mau funcionamento, diminuir a duração da bateria e danificar o mecanismo. Temperaturas extremamente baixas podem causar irregularidade no funcionamento.
Cuidado com maganetismo
Não coloque o relógio próximo a ímãs ou equipamentos que contenham componentes magnéticos. O contato com esses materiais pode causar mau funcionamento do relógio (magnetização ).
Limpeza do relógio (principalmente após imersão em água salgada)
Remova a sujeira acumulada na caixa do relógio, vidro e pulseira com uma flanela macia para prevenir danos e desgastes prematuros. Se for à prova d’água você também poderá lavá-lo com uma escova de dentes e sabão neutro.
É importante observar se a coroa (botão de acerto) está na posição normal (não deve estar puxada) para evitar a infiltração de água.
Se seu relógio esteve imerso em água salgada, deixe-o dentro de uma pequena bacia com água da torneira. Lavá-lo apenas não será suficiente, e como se sabe, o sal é corrosivo para com todos os metais. Imagine só o que não fará aos delicados micro componentes do seu relógio.
Resistência a produtos químicos
Não utilize o relógio em ambientes onde esteja exposto a subståncias químicas ou gases. A utilização de diluentes (gasolina, entre outros solventes) na limpeza do relógio poderá causar descoloração ou outros danos.
Além disso, evite sempre tomar o diário com seu relógio. O problema não é a água, claro, mas sim os produtos químicos que utilizamos. Esses produtos, como sabonetes e shampoos podem causar danos à beleza exterior do relógio, diminuindo seu brilho e modificando a tonalidade do banho de ouro, por exemplo. O mesmo vale para lavagem de pratos e do carro, é sempre bom evitar.
Relógio com pulseiras de metal Com o uso prolongado, a pulseira do relógio fica em contato permanente com a pele recebendo transpiração e poeira. Siga as seguintes recomendações para prolongar a vida útil e manter boa aparência do relógio com pulseira de metal. Limpe-o regularmente para evitar que suje a roupa, que a pulseira fique manchada e que cause irritação na pele.
Pessoas que transpiram excessivamente devem limpar o relógio com uma flanela macia e a pulseira deve ser lavada ocasionalmente com uma escova de dentes, água morna e um pouco de sabão neutro. Para secá-la use também uma flanela macia.
Relógio com pulseiras de couro
A transpiração faz com que a pulseira de couro perca seu lubrificante natural ficando, assim, ressecada. Limpe-a sempre que puder com papel toalha. Remova qualquer tipo de líquido imediatamente, com uma flanela macia ou uma toalha de papel e deixe-a secar naturalmente.
Resíduos de sal e manchas podem ser removidos com uma flanela macia umedecida e sabão neutro ou um produto especial para limpeza de couro (vaselina em pasta é uma sugestão). Limpe a parte interna da pulseira com frequência, usando uma flanela macia. A pulseira de couro deve ser usada com pelo menos um dedo de folga para permitir a circulação de ar. A durabilidade varia de pessoa para pessoa.
Relógios com pulseira de borracha
Lave-a frequentemente, utilizando uma escova macia com sabão neutro e água morna. Seque com uma flanela macia. Depois de utilizar o relógio em água salgada ou piscina tratada com cloro, lave-o utilizando o mesmo processo. Se não limpar, os solventes, óleos de bronzeadores, sal e suor podem deteriorar as pulseiras de borracha rapidamente. É importante observar se a coroa (botão de acerto) está na posição normal (não deve estar puxada) para evitar a infiltração de água.
Cuidados com os relógios à prova d’água
Tome certos cuidados para prevenir alguns danos comuns. Não mova nem pressione a coroa (botão de acerto) dentro d'água ou quando o relógio estiver molhado. Se o relógio tem sistema de coroa com rosca, certifique-se de que ela esteja devidamente rosqueada antes de entrar na água. Se o relógio teve contato com água salgada ou de piscina, enxágue com água corrente para remover qualquer resíduo de sal e cloro.
Se embaçar o vidro de seu relógio, procure imediatamente a Assistência Técnica. Para evitar infiltração de água, os principais componentes da caixa (coroa, botão de acerto, fundo de caixa e vidro) são protegidos com juntas de vedação (O- Ring). Essas juntas se deterioram e ressecam com o tempo, perdendo a elasticidade ou simplesmente se desgastam com a fricção quando o botão é acionado para acerto.
Portanto, faça uma revisão a cada dois anos (esse período é apenas uma previsão pois, dependendo das condições de uso, as juntas poderão deteriorar-se mais rápido) substituindo as juntas, se necessário, para evitar a infiltração de água e assegurar um bom funcionamento. Evite tomar banho com o relógio, pois a água quente, vapor, sabão, e shampoo aceleram a deterioração das juntas de vedação.
Agora que você sabe como cuidar bem de seu relógio, vem para Miluxo logo e escolha um de nossos modelos incríveis que estão esperando por você.
Commentaires