top of page

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey
Buscar

Entenda a resistência à água de um relógio

  • miluxo
  • 12 de mar. de 2017
  • 3 min de leitura



É comum nos depararmos com medidas de resistência à água quando vamos adquirir um relógio. Existe muita confusão com relação aos termos utilizados pelos fabricantes. Antes de mais nada é preciso saber que se pode adquirir um relógio pela sua utilidade, pelo fim a que se destina antes que pela sua beleza (o que é mais adequado) mas fazer o contrário geralmente resulta em contrariedades e mesmo em danos irreparáveis ao nosso relógio.


Por exemplo, existem relógios Invicta que impressionam pela robustez mas que não podem ser submetidos à profundidade, já outros, como este modelo feminino Invicta Angel que contrasta beleza e delicadeza possui incríveis 200 metros ou 20atm de resistência à água. Por isso é preciso entender bem o relógio que queremos adquirir e sempre que possível combinar a beleza com o fim a que se destina. Agora vamos entender.


Existem relógios que possuem resistência à água e os que são à prova d'água. Mas qual a diferença entre o relógio à prova d'água e o relógio resistente à água? Os relógios de pulso vêm com inscrições que indicam o quanto eles suportam de pressão na água em ATM (unidade de pressão atmosférica). A ATM é uma unidade de medida da pressão atmosférica, ou seja, a força exercida pelo ar. Quando estamos na superfície, no nível do mar, estamos a 1 ATM. Como a densidade da água é diferente do ar, cada vez que mergulhamos a uma profundidade de até 10m, devemos somar uma ATM a este número para calcularmos a ATA (Atmosfera Absoluta), que mede a atmosfera da Terra mais a da água. Ou seja, se você for a 20m de profundidade, estará a 3 ATM.


Então quanto mais ATMs, mais fundo o relógio pode ir. É possível encontrar dois modelos distintos no mercado, mas que ainda confundem muitas pessoas na hora da compra. Um relógio classificado como water resistent, ou resistente à água, é indicado para quem não pretende prolongar a exposição do produto a superfícies molhadas. Sua resistência é apenas em caso de chuva e respingos ao lavar as mãos, por exemplo. Já um modelo waterproof, ou à prova d'água como indica o nome em inglês, é essencial para quem pratica atividades na água, como natação, mergulho, mergulho com snorkeling, pólo aquático, ou até nado sincronizado.


Quando o assunto é segurança, como no caso de orientação por tempo durante um mergulho, o ideal é pecar pelo excesso, não pela falta. Busque um relógio que ofereça uma proteção maior que a necessária para a profundidade planejada. Assim, você evita não só que entre água no seu equipamento, como terá uma garantia maior que o modelo escolhido não terá rachaduras no vidro por causa da pressão nem infiltrações como no caso de embaçar o vidro por dentro por exemplo (nesse caso o ideal é parar o mecanismo imediatamente e procurar assistência técnica especializada o mais rápido possível, como já explicamos em outro artigo 'Cuidados com seu relógio'. Aqui também segue uma dica importante, mesmo que você tenha adquirido um relógio à prova d’água, não é recomendado que você vá à sauna usando-o. Ele tem proteção garantida para mergulho, mas não para vapor de água.


Agora vamos à tabela de resistência à água:

Agora que você entendeu como funciona a resistência à água de um relógio, vem logo pra Miluxo e escolha o seu entre nossos modelos incríveis!

 
 
 

Comments


POSTS RECENTES: 

PROCURE POR TAGS: 

blog

Redes Sociais

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon

© 2017 por Miluxo. Todos os direitos reservados.

bottom of page